Com a transformação digital e o constante fluxo de informações, investir em tecnologia deixou de ser um diferencial e se tornou essencial para qualquer empresa. A partir dessa evolução, garantir o pleno funcionamento e a agilidade da rede da organização são fundamentais para o desenvolvimento do negócio.
Nesse contexto, entra a atuação do NOC. Responsável pelo monitoramento da rede, esse mecanismo promove agilidade, resolução e eficiência para a equipe de TI e toda a sua atuação dentro da empresa.
Além de garantir benefícios para a equipe, o NOC também possibilita a melhora no desempenho na prestação de serviços da empresa, elevando a satisfação dos clientes e fornecedores.
Entender o que é o NOC e o seu funcionamento é fundamental na hora de realizar investimentos em TI. Continue a leitura e compreenda as vantagens deste serviço para a gestão da sua equipe e do seu negócio.
O que é o NOC?
O Centro de Operações de Rede (Network Operation Center – NOC) é uma estrutura de profissionais especializados que realiza o monitoramento e a gestão dos eventos de TI do negócio. Através de softwares e sistemas específicos, o NOC atua de forma preventiva monitorando os alertas gerados pelos ativos de TI.
De forma resumida, o NOC consiste no ambiente que monitora todos os ativos de rede de um negócio. Mas como isso funciona na prática?
Para facilitar a compreensão, vamos utilizar o exemplo do varejo alimentício. Imagine que você está em um supermercado realizando as compras do mês. Após andar muito pelos corredores, ao chegar na fila do caixa, o sistema para e a atendente informa que levará um tempo até as coisas normalizarem.
Provavelmente você se estressaria e já não veria o supermercado como referência na agilidade de prestação do serviço, afinal, ninguém gosta de esperar em fila.
E é nesse ponto que o NOC atua. Com uma equipe responsável pelo monitoramento da rede e dos dispositivos conectados a ela, essa indisponibilidade poderia ser resolvida rapidamente ou até mesmo prevenida, garantindo a sua satisfação e dos outros clientes.
Como funciona?
Se você pesquisar imagens sobre NOC, provavelmente encontrará ilustrações e fotografias que mostram ambientes com diversos dispositivos. São vários telefones, computadores e, principalmente, enormes telas mostrando gráficos, tabelas, relatórios e outros tipos de informações.
É exatamente assim que o centro de operações de rede funciona.
Sempre utilizando diversos aparatos tecnológicos, a equipe de NOC está sempre alerta e pronta para tomar as medidas necessárias em casos de incidentes.
Os profissionais visualizam o incidente, identificam a origem, alertam o departamento envolvido ou a empresa e logo em seguida entra em contato com o provedor da internet ou determinado fornecedor para que o problema seja solucionado de forma rápida e eficiente.
Após a resolução do incidente, a equipe informa o departamento alertado anteriormente e constrói um relatório com a situação do ambiente de TI e das indisponibilidades encontradas.
Este relatório pode ser gerado mensalmente ou em menor período de tempo, de acordo com o que for estabelecido entre a gestão e a equipe.
Ademais, o NOC pode funcionar no ambiente interno da empresa ou de forma terceirizada. No entanto, a terceirização do Centro de operações fornece maiores benefícios para a empresa.
No próximo tópico você confere a diferença entre as duas modalidades e os motivos do NOC terceirizado ser mais vantajoso.
NOC interno ou terceirizado?
Para montar um Centro de Operações de Rede próprio, a organização precisa investir em equipamentos e softwares, além de contratar profissionais para realizar o monitoramento. Outro custo do NOC interno é o investimento periódico na capacitação dos profissionais.
Ainda que a empresa opte por realocar os colaboradores da equipe de TI para não contratar novos profissionais, haverá um déficit no desenvolvimento dos projetos.
Já o NOC terceirizado não exige que a empresa realize investimentos para a contratação de profissionais ou para a aquisição de softwares e novos equipamentos. Além disso, a terceirização do NOC permite que a equipe de TI foque no desenvolvimento de novos projetos e otimize a realização dos serviços, uma vez que a equipe não precisará dedicar parte do tempo para monitorar os ativos de TI da empresa.
Benefícios do NOC
Aumento da produtividade
O pleno funcionamento da rede evita interrupções na realização das tarefas atribuídas às equipes de TI e de todos os outros setores da empresa. Com a digitalização das atividades, é fundamental garantir que a rede e seus ativos estejam disponíveis durante todo o funcionamento da empresa.
Potencialização da saúde do ambiente de TI
Com o monitoramento adequado, a equipe de TI, a partir de análises e relatórios do NOC, consegue desenvolver soluções para otimizar os serviços prestados. Além disso, como dito anteriormente, com a contratação de um NOC terceirizado, a TI consegue realizar uma melhor gestão do tempo e desenvolver novos projetos e melhorias para a empresa.
Resolução de indisponibilidades em tempo real
A empresa não precisa interromper o funcionamento para identificar e solucionar a indisponibilidade. O NOC, em tempo real, entra em contato com provedores de internet ou outros fornecedores para solucionar o incidente identificado.
Redução de custos
Ao garantir o desempenho e o funcionamento da empresa, o monitoramento e a resolução dos incidentes permitem a redução de custos e de prejuízos. Além disso, com os relatórios do monitoramento é possível identificar se os provedores estão entregando os serviços com a qualidade e eficiência prometidas.
Conclusão
O NOC é fundamental para toda e qualquer empresa que valorize a sua reputação e a eficiência na entrega dos seus serviços ou produtos ao consumidor final.
A rapidez da digitalização das tarefas e os novos hábitos dos consumidores exigem que as empresas possuam grande suporte tecnológico e garanta a eficiência da sua rede.
Investir na montagem de uma equipe ou terceirizar o NOC é fundamental para manter o desempenho da organização e até mesmo elevar a qualidade dos processos em relação aos clientes, colaboradores e fornecedores.
Agora que você já sabe o que é o NOC e como ele funciona, também consegue compreender o quanto este serviço é essencial para o desempenho de uma empresa.