Tudo o que você precisa
para se manter atualizado!

Lojas Renner sai do ar após ataque de ransomware

Nesta quinta-feira (19), os sites oficias das lojas Renner saíram do ar devido à um ataque cibernético. De acordo com informações recebidas pelo site TecMundo, os sistemas da empresa foram alvos de um ataque de ransomware. O resgate para a liberação da plataforma seria de US$ 1 bilhão, cerca de R$ 5,4 bilhões na cotação atual da moeda. 

Clientes e fornecedores que tentaram acessar o site da loja, o site de acesso às informações do cartão da rede, o site Lojas Renner S.A e o aplicativo para Android, foram surpreendidos com mensagens informando a indisponibilidade dos sistemas.  

Imagem: captura de tela/ SdREDES.

Em suposta mensagem enviada à Renner, os criminosos alegam que o interesse é exclusivamente financeiro e que não pretendem vazar os dados aos quais tiveram acesso. A autoria do ataque foi reivindicada pelo grupo que opera o ranosmware RansomExx.

Suposta mensagem enviada à Renner

Em comunicado ao TecMundo, a empresa confirmou o ataque cibernético e informou que todas as medidas estão sendo tomadas para mitigar os efeitos causados. 

Ainda em nota, a companhia informou que as lojas físicas não foram afetadas e que manterá os acionistas e o mercado em geral informados sobre quaisquer informações relevantes sobre o incidente.

Confira a nota completa da Renner enviada ao TecMundo: 

  “A LOJAS RENNER S.A., em observância ao disposto na Instituição da Comissão de Valores Mobiliários (“CVM”) n.o 358, de 30 de janeiro e 2002, conforme alterada, vem informar aos seus acionistas e ao mercado em geral que, nesta data, sofreu um ataque cibernético criminoso em seu ambiente de tecnologia da informação, que resultou em indisponibilidade em parte de seus sistemas e operação e prontamente acionou seus protocolos de controle e segurança para bloquear o ataque e minimizar eventuais impactos. Neste momento, a Companhia atua de forma diligente e com foco para mitigar os efeitos causados, com a maior parte das operações já restabelecidas e tendo sido verificado que os principais bancos de dados permanecem preservados. Cabe ressaltar que em nenhum momento as lojas físicas tiveram suas atividades interrompidas. A companhia ressalta ainda que faz uso de tecnologias e padrões rígidos de segurança, e continuará aprimorando sua infraestrutura para incorporar cada vez mais protocolos de proteção de dados e sistemas. A Companhia manterá o mercado informado de qualquer informação relevante relacionada a este evento, e informará as autoridades competentes nos próximos dias”. 

Fonte: TecMundoLojas Renner