Se você usa WhatsApp, Telegram, Google ou Facebook, é bem provável que já tenha visto ou ouviu falar sobre a autenticação de dois fatores. Este é um recurso poderoso na batalha contra ataques cibernéticos e vazamentos de dados.
A autenticação de dois fatores vem sendo disponibilizada em sites e aplicativos que buscam garantir a proteção dos dados dos usuários.
Entretanto, são poucas as pessoas que compreendem a importância desse recurso e por isso acabam deixando de intensificar a segurança dos seus dispositivos e informações.
Para ajudar a compreender a importância desse recurso e como ele funciona, preparamos este conteúdo. Continue a leitura e entenda como a autenticação pode evitar que você seja vítima de um cibercrime.
O que é a autenticação de dois fatores?
A autenticação de dois fatores é um recurso disponibilizado em sites e aplicativos que solicitam uma segunda confirmação para garantir que a pessoa realizando o login é de fato o dono da conta.
Imagine que alguém descobriu a sua senha e está tentando logar na sua conta de email. Em uma situação como essa, facilmente ela teria acesso a todos os seus dados. Ademais, o invasor poderia conseguir acesso aos sites e aplicativos com login vinculado à sua conta.
Agora, imagine que mesmo com a sua senha o invasor não consiga acessar a sua conta. Isso seria ótimo, certo? É exatamente assim que a autenticação atua.
Nessa mesma situação, com a autenticação de dois fatores habilitada, o invasor não conseguiria acessar o email e assim não teria acesso aos seus dados e outros serviços.
Dessa forma, a autenticação de dois fatores é mais segura que a senha, mas não é a solução para todos os riscos cibernéticos.
Como funciona?
Geralmente, esse recurso funciona pelo envio de SMS ou email com código de aceso ou solicitando que o usuário responda a alguma pergunta definida previamente.
No caso das perguntas, costumam ser sobre fatos da infância, datas e outros assuntos mais pessoais, assim é mais complicado alguém adivinhar a resposta sem conhecer ou ter a autorização do dono da conta em questão.
Além das duas formas citadas, alguns serviços utilizam o reconhecimento biométrico, autenticador via QR code, dispositivos USB e até mesmo certificados e assinaturas digitais para verificar a autenticidade do usuário.
Por que devo utilizar?
Como dito anteriormente, a autenticação de dois fatores é fundamental entre os mecanismos de segurança da informação.
Se você acompanha os artigos e notícias do blog, sabe que junto ao aumento de dados na rede, há o aumento de ciberataques.
Portanto, é essencial que você utilize as ferramentas de segurança disponíveis nos serviços online. Assim, ao utilizar a verificação em dois fatores, você intensifica a segurança dos seus dados e dificulta o trabalho dos atacantes cibernéticos.
Conheça outras medidas de segurança acompanhando o blog da SdREDES.