Tudo o que você precisa
para se manter atualizado!

“Apagão do CNPq” e a importância do backup para conservação de dados e informações.

O backup é essencial para a segurança e integridade das informações. Com o grande fluxo de dados na rede, essa solução se tornou fundamental para as empresas privadas e órgãos públicos. Na última semana, com a queda dos sistemas do CNPq, esse fato ficou ainda mais evidente. 

Apagão do CNPq 

No dia 24 de junho, pesquisadores e outros usuários dos sistemas do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) começaram a relatar problemas para acessar plataformas da agência, como o currículo Lattes e a plataforma integrada Carlos Chagas. 

No mesmo dia, o conselho, ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), emitiu um comunicado informando que os sistemas da entidade estavam fora do ar. 

Devido a importância das plataformas e a quantidade de informações armazenadas, a comunidade acadêmica demonstrou preocupação com as possíveis consequências da queda do sistema. Com o movimento dos cientistas, o termo “apagão do CNPq” ganhou as redes sociais e o assunto chegou aos mais comentados do Twitter no Brasil. 

Uma das maiores preocupações dos pesquisadores era a possibilidade de as informações nos sistemas serem perdidas. O lattes reúne os principais trabalhos e informações acadêmicas de pesquisadores brasileiros. 

Na última terça-feira (27), o CNPq informou que havia identificado o problema e que, em parceria com empresas contratadas, todas as medidas para solução da indisponibilidade já estavam sendo tomadas. 

O que causou a indisponibilidade 

Segundo o presidente do CNPq, Evaldo Vilela, a indisponibilidade nos sistemas ocorreu devido uma falha no servidor. Em um vídeo disponibilizado no YouTube, Vilela relatou que a falha aconteceu na “controladora de storage”, uma peça que gerencia o armazenamento do servidor. 

De acordo com o diretor de gestão e tecnologia da informação da agência, Thales Marçal, a peça já está em processo de troca. “Nós já temos as opções de aquisição e, assim que identificarmos a possibilidade de troca desse dispositivo, o equipamento será restaurado e os acessos restabelecidos”, explicou Thales Marçal. 

E o backup? 

Para alívio dos pesquisadores- e do CNPq-, diferente dos boatos que surgiram na internet, a agência possuía backup dos dados do Lattes. 

“Divulgamos que o backup das informações está garantido. Sabemos que essa é a grande preocupação e foi nossa prioridade ter certeza dessa garantia”, afirmou o presidente do CNPq. 

 Em comunicado, o conselho ressaltou que “está em andamento a restauração do equipamento que apresentou problemas, para operacionalização das aplicações”. 

De forma resumida, o backup é uma cópia de segurança dos dados armazenados em determinado sistema ou aplicação. É um recurso disponível em diferentes formatos e meios e que tem se mostrado cada vez mais essencial. 

Geralmente, o backup é realizado de acordo com o valor atribuído à determinada informação. Por exemplo, para você, as mensagens nos aplicativos de mensagens podem ser muito importantes e você precisa garantir que continue tendo acesso ainda que algo aconteça com o seu número de telefone ou com o dispositivo no qual o aplicativo está instalado. No entanto, para outra pessoa, as mensagens podem não ter valor e manter uma cópia segura não é prioridade. 

Agora, se analisarmos brevemente as informações armazenadas no Lattes, é fácil compreender o valor que possui para toda a comunidade acadêmica. A plataforma em questão apresenta os principais trabalhos científicos desenvolvidos por pesquisadores, armazena currículos de inúmeras pessoas e serve como critério de análise para contratação de profissionais. 

Ademais, diversos pesquisadores recebem bolsas por meio dos programas de pesquisa do CNPq. Ainda, é por meio das plataformas do conselho que os contemplados com as bolsas de estudo e pesquisa encaminham seus relatórios e resultados para continuarem no programa e validarem seus projetos. 

É justamente por conta dessa importância que o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico garantiu que a plataforma possuísse uma cópia segura dos dados e informações armazenados. 

Importância do backup para conservação de dados e informações

Não apenas para grandes agências e empresas, o backup é uma ferramenta fundamental para garantir o sucesso dos sistemas e dos negócios. Hoje, os dados valem muito e são essenciais para garantir o desempenho das organizações e evitar “dor de cabeça” em situações adversas como a enfrentada pelo CNPq. 

Com a transformação da segurança da informação, o backup também ganhou diversos formatos que se adequam às diferentes necessidades e situações. 

Há backup em mídias físicas, na nuvem, backup em aplicativos de redes sociais, backup de fotos e vídeos e outros que estão surgindo para que essa solução atenda a todas as necessidades. 

Essa é uma solução que compõe a gama de ferramentas disponíveis no processo de garantia da segurança da informação e é essencial no processo de conservação dos dados. 

A SdREDES em parceria com o fabricante Arcserve oferece os serviços de backup da plataforma ArcserveUnified Data Protection, oferecendo o melhor do mercado quando se trata de velocidade de recuperação de dados e recuperações de máquinas inteiras em questão de minutos. Entre em contato com a nossa equipe e saiba como podemos ajudar a manter a segurança dos dados da sua empresa.

Informações: CNPq (YouTube)Tecnoblog